Principais Acessórios para aula de Pilates

 


Você sabe o que é o MAT PILATES? O MAT Pilates é uma modalidade em que sua prática se baseia em exercícios feitos no solo, com apoio de um tapete ou tatame. Como não utiliza molas e recursos que auxiliam na prática de exercícios,  tem um nível de dificuldade maior comparado com os exercícios realizados nos aparelhos, pois exige mais consciência corporal, força, flexibilidade e equilíbrio. 

Para dificultar o trabalho dos alunos e elevar o grau de condicionamento, os instrutores usam acessórios que dificultam sua a realização do exercício, além da força do próprio corpo.

Os principais acessórios utilizados na aula, que ajudam a desafiar ou a facilitar o aluno a desenvolver a flexibilidade, a força e a capacidade perceptiva, são:

Fitball


Magic Circle


Tonning Ball


Theraband


Fit Roll


Meia Lua


Bases de equilíbrio (Bosu e discos proprioceptivos).


O uso de acessórios traz muitos benefícios para o aluno praticante.Aliás, a relação de benefícios dessa forma de treino é muito extensa. Os principais efeitos que ele oferece são:

  • Desenvolvimento progressivo da consciência corporal;
  • Melhoria da postura devido à grande exigência da manutenção do alinhamento corporal;
  • Amento na qualidade da respiração;
  • Tonificação muscular;
  • Aperfeiçoamento da coordenação e do equilíbrio.

Já que muitos movimentos são feitos em pé, sentados, em quadrupedai ou deitados, trabalha constantemente a força e o trabalho do Power House, promove a melhoria da mobilidade articular, aumento da flexibilidade, ajuda a fortalecer grupos musculares específicos.

Um bom instrutor de Pilates potencializa a atividade para que haja o máximo de desempenho com o uso de acessórios. Pilates com Acessórios é uma boa alternativa de exercício físico e para melhorar a sua qualidade de vida.

0 Comentários