A osteoartrose está associada com dor e rigidez articular, deformidade e progressiva perda da função, afetando o indivíduo em múltiplas dimensões: do nível orgânico até o social. Sua incidência é muito elevada em nosso meio, sendo a OA responsável pela incapacidade laborativa de cerca de 15% da população adulta do mundo.
No Brasil, ocupa o terceiro lugar na lista dos segurados da Previdência Social que rece bem auxílio-doença, ou seja, 65% das causas de incapacida de, estando atrás somente das doenças cardiovasculares e mentais. Ocorre, predominantemente, no sexo feminino, du rante a idade adulta: entre a quarta e quinta décadas, no pe ríodo da menopausa
A etiologia da OA não é bem conhecida, mas está relacio nada com cargas excessivas e microtraumas repetitivos as sociados a tarefas ocupacionais, além de fatores hereditá rios, metabólicos e endócrinos que sugerem a participação do estrógeno na desordem
O tratamento atual detém-se, basicamente, em combater a sintomatologia. A fisioterapia tem papel importante no que diz respeito à melhora dos sintomas e restauração da função.
Agentes físicos podem ser utilizados na fisioterapia, como termoterapia, eletroterapia analgésica e o TENS são meios coadjuvantes efetivos no tratamento sintomático da dor, embora as revisões sistemáticas apontem a necessidade de novos estudos com metodologia adequada.
Os exercícios isométricos e isotônicos progressivos para a musculatura são mais eficazes para o fortalecimento muscular e melhora da funcionalidade do que os exercícios globais de fisioterapia que incluem treinos funcionais (subir escadas, levantar-se da cadeira, treino de marcha e outros).
A manutenção da mobilidade articular é muito importante para os pacientes com artrose, pois a perda de amplitude de movimento causa encurtamento, contratura em músculos e estruturas capsulares, podendo dificultar a funcionalidade. A força do alongamento deve ser controlada em casos de inflamação.
Sem dúvida, a fisioterapia melhora a qualidade de vida do paciente com Osteoartrose. Consulte um profissional e tenha exercícios específicos que te ajudem!
0 Comentários