A dor na coluna devido a escoliose ocorre devido à pressão nos discos intervertebrais, gerada pela curvatura da coluna. Além disso, o desalinhamento dos ossos da espinha podem causar pressão, ou estiramento dos nervos vertebrais, gerando grande sensibilidade à dor.
Além da dor nas costas, quando existe a pressão nervosa, o paciente tende a sentir, inclusive, dores nas pernas, dificuldade para caminhar, além de outras sensações nos membros inferiores. A pressão dos nervos, causada pelo desalinhamento da coluna, gera a estenose espinhal.
A doença, além das dores nas pernas, pode causar formigamento, sensação de peso nas pernas, bem como fraqueza e dormência nas nádegas e pernas.
Outro fator que favorece a dor nas costas Ă© o fato de que a escoliose pode causar certa tensĂŁo nos mĂşsculos da regiĂŁo. Com isso, eles ficam rĂgidos e doloridos. Isso ocorre de forma mais acentuada quanto maior Ă© o grau de curvatura da coluna.
Tratamento da Escoliose através de Terapia Manual e Reeducação Postural
ExercĂcios
Existem diversos exercĂcios indicados para quem tem escoliose, justamente porque fortalecem a musculatura da coluna e do abdĂ´men e nĂŁo pioram a curvatura.
Dentre esses exercĂcios, o Pilates Ă© bastante indicado, pois permite melhorar a flexibilidade, sem causar maiores danos Ă s vĂ©rtebras.
AlĂ©m deles, existem outros exercĂcios que podem ser realizados para quem tem escoliose, com o objetivo de fortalecer a musculatura e aliviar a dor.
A seguir, descrevemos 3 exercĂcios simples que podem ser feitos para aliviar a dor e que auxiliam o fortalecimento da musculatura.
1 – AviĂŁozinho
Mantenha-se em pĂ©. Em seguida, flexione o tronco para frente, com os braços abertos na direção dos ombros e uma perna elevada para trás. Mantenha o equilĂbrio, ficando na posição por pelo menos 20 segundos.
Depois, faça o mesmo movimento para o outro lado, com a outra perna.
2 – Prancha Lateral
ExercĂcio excelente de fortalecimento do abdĂ´men. Deite-se de lado, deixando um cotovelo abaixo do ombro. A seguir, eleve o quadril, mantendo o braço de cima elevado. Fique na posição por 10 segundos e depois repita com o outro lado.
3 – Perdigueiro
ExercĂcio que trabalha a coordenação e a musculatura. Fique na posição denominada de 4 apoios e eleve um braço e a perna oposta. Mantenha a posição por alguns segundos e depois execute com o lado contrário, sempre elevando o braço e a perna oposta.
AlĂ©m disso, Ă© sempre importante fazer alongamentos, que podem ser feitos deitados de costas, abraçando as pernas e esticando pernas e quadril. Os alongamentos sĂŁo importantes porque auxiliam a relaxar a musculatura contraĂda, o que melhora o quadro de dor.
0 Comentários