1. Não fique parado. Se trabalhar em um escritório, levante-se a cada 30 minutos e caminhe um pouco.
2. Suba pela escada até três andares, e desça até cinco. Ou mais, se o preparo fÃsico permitir (por favor, sem salto alto, pois isto desequilibra e pode levar a quedas e entorses. Também não é adequado para quem tem doença ortopédica em joelhos e tornozelos).
3. Guarde o controle remoto da televisão à noite. Isso obrigará você a caminhar para trocar de canal, justamente após o jantar, ajudando o processo de digestão.
4. Se utilizar ônibus ou metrô, desça uns 500 metros antes do trabalho ou da escola, para caminhar um pouco (desde que a segurança o permita).
5. Em shoppings, vá pela escada.
6. Faça ginástica laboral em seu escritório ou demais ambientes de trabalho. Se não houver, sugira que seja criada.
7. Faça pequenos serviços domésticos. Limpe a casa (300 kcal/hora); passeie com o cachorro (150 kcal); toque bateria, se os vizinhos não se incomodarem (110 kcal); arrume a cama (60 kcal/hora).
8. Limite o uso do automóvel para saÃdas superiores a um quilômetro, exceto se tiver de carregar muitas compras ou outros objetos pesados.
9. Faça alguns alongamentos a cada hora, ainda que esteja sentado em sua cadeira no escritório. Ajuda a relaxar, melhora a concentração e queima calorias (principalmente se você trabalha muito tempo ao computador).
10. Não combine horas à frente da televisão com alimentos que só engordam. Levante-se, caminhe um pouco e, se tiver fome, prefira frutas a salgadinhos, biscoitos e outras tentações (se não tiver jeito, coma gorduras boas - nozes, amêndoas ou castanha do Pará). Sua saúde agradecerá!
0 Comentários