Motivos que levam à Fisioterapia em Tendinites

A tendinite é uma patologia muito comum e que pode ser originada por uma série de fatores. A lista abaixo dá conta de resumir os principais aspectos que podem gerar essa inflamação tão incômoda.

Excesso de esforço ou "overuse": imagine ser sedentário e, em um dia qualquer, decidi realizar uma caminhada de 30km. Como você imagina que ficará seu tornozelo? É claro que o esforço excessivo em relação ao que o seu corpo está acostumado desgasta suas articulações e tendões, gerando uma inflamação. Por isso é tão importante a progressão de exercícios.

Postura incorreta: você já sabe que a postura influencia diretamente nossa qualidade de vida. Nesse sentido, permanecer sentado em posturas incorretas durante muito tempo pode forçar sua coluna e causar uma sobrecarga, causando mais atrito e até mesmo uma lesão de tendão.

Falta de alongamento: a importância do alongamento é um assunto muito recorrente, muitas pessoas ainda não dão a devida atenção à ele. Muitas vezes, um alongamento simples no dia a dia ou durante a prática de exercício físico pode ser o suficiente para liberar as tensões dos tendões e evitar que uma tendinite se instale.

Hábitos e estilo de vida: pode parecer besteira, mas a maneira como levamos a vida tem grande influência no surgimento de uma tendinite. Ter uma má alimentação, por exemplo, pode causar um excesso de toxinas no organismo que causam a inflamação dos tendões. O estresse também pode ser uma causa, pois causa contraturas e fadiga muscular.

Prática habitual de esportes: algumas modalidades esportivas que exigem movimentos repetitivos e sobrecarga dos tendões também podem acarretar a tendinite. É o caso da corrida, do tênis, da natação, do basquete, do golfe, entre outros.

Idade avançada: pode ser a origem de uma tendinite. Isso porque as alterações causadas pelo envelhecimento fazem com que os tendões percam sua flexibilidade original, o que os deixa mais expostos aos fatores externos.

Patologia:  patologias também podem criar um ambiente propício para a inflamação dos tendões. Entre elas temos a diabetes, a artrite reumatoide, doenças autoimunes e a obesidade.

No tratamento da tendinite aconselha-se evitar fazer esforços com o membro afectado, tomar os medicamentos prescritos pelo médico e realizar as sessões de fisioterapia.

A fisioterapia é importante para tratar o inchaço, a dor e a inflamação.

Na fase mais avançada, a fisioterapia visa o fortalecimento do membro afetado e este é um passo importante, pois se o músculo estiver fraco e o paciente fizer o mesmo esforço, a tendinite poderá reaparecer.

Se há algum indício de dor local em uma região que você usa muito, não heste em procurar fisioterapia. Quanto mais rápido você procurar, muito provavelmente, menos tempo o seu tratamento vai durar.