Fisioterapia e as doenças obstrutivas crônicas

Pacientes que apresentam casos de doenças obstrutivas crônicas , como enfisema pulmonar e bronquite, podem contar com auxílio de outras áreas da saúde para combater tais doenças. A fisioterapia, por meio de exercícios respiratórios e uso de equipamentos específicos, oferece uma melhor qualidade de vida às pessoas que sofrem desses males crônicos.

A fisioterapia respiratória é cada vez mais utilizada no tratamento e prevenção de doenças relacionadas às vias aéreas. As técnicas adotadas incluem estímulo à expectoração, higiene, ampliação da capacidade respiratória e fortalecimento da musculatura torácica. Dessa forma, ela torna possível a redução das principais reações provocadas por enfermidades que afetam as vias respiratórias.

Os exercícios possibilitam a reaprendizagem do ato de respirar, a fim de utilizar maiores volumes, ampliando a capacidade pulmonar. Para tanto, o fisioterapeuta usa aparelhos específicos para retirar as secreções das vias respiratórias. Além disso, ele procura orientar sobre a realização de exercícios direcionados, com movimentos que favorecem os músculos do sistema respiratório.

A fisioterapia respiratória funciona também como prevenção para possíveis ocorrências de insuficiências respiratórias. Além disso, com os exercícios certos, é possível aumentar a força dos músculos respiratórios. Os procedimentos mais comuns que visam a diminuir a falta de ar incluem a respiração diafragmática e a respiração frenolabial.

Busque tratamento para doenças respiratórias em clínicas de fisioterapia

image.png

E-book completo Bronquite, sua causas, sintomas, como se cuidar para poder curar os sintomas, evitar danos permanentes e viver normalmente. Clique aqui e saiba mais!