RPG ajuda a diminuir dores e melhora a qualidade de vida

O número de pessoas que possuem dores nas costas é alto. Estima-se que entre 60% e 80% da população mundial acima de 30 anos sofra desse mal.

A Lombalgia pode ser definida como qualquer dor, com ou sem perda de mobilidade, que acomete da região lombar até a prega glútea. Quando existe uma irradiação dessa dor para as pernas, ela passa a se chamar Lombociatalgia, porque nesses casos o nervo ciático está envolvido.

É possível que a dor seja acompanhada de déficit motor e/ou sensitivo - perda de movimentos e sensibilidade, podendo haver pinçamento do nervo ciático. Esses sintomas são diagnosticados, na maioria das vezes, em pessoas que mantêm a postura inadequada no seu dia a dia, carregam muito peso em bolsas e mochilas e/ou estão acima do peso.

Ainda há problemas como tensões dos músculos das costas, desequilíbrio da musculatura abdominal, quedas e traumas sobre a região lombar e hérnias de disco. 

O diagnóstico das dores nas costas, segundo o especialista, é feito por meio de uma avaliação bem elaborada, que conta com exames de imagem (Raio X e Ressonância Magnética) e questionamentos a fim de identificar o tipo da dor, como ela acontece, que momento do dia ela ocorre e com qual gravidade e freqüência ela aparece.

O acompanhamento de um profissional especializado é fundamental, por conta dos exercícios e tratamentos que serão aplicados. O fisioterapeuta trabalha com o reequilíbrio muscular, por meio de alongamentos e fortalecimentos musculares que devem acontecer de forma progressiva, sem acarretar novas dores ao paciente. A Reeducação Postural Global (RPG) também é uma grande aliada no tratamento. 

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é uma técnica de Fisioterapia desenvolvida para o tratamento das dores que têm origem em desvios posturais e, acredite, é uma ótima alternativa para quem quer mais qualidade de vida. A técnica desenvolvida na França no início da década de 80, pelo terapeuta Philippe Souchard, a RPG ameniza desde dores cervicais e lombares até problemas posturais e respiratórios.

Os principais objetivos são prevenir e combater dores relacionadas à má postura e, de forma harmoniosa, dar uma nova conscientização postural, corrigindo as alterações e melhorando a qualidade de vida do paciente.  

O tratamento é totalmente livre de medicamentos e realizado apenas com trabalhos respiratórios, posturais e alongamentos. As sessões individuais duram cerca de uma hora e são semanais.

Inicialmente, são realizadas dez sessões; depois é feita uma reavaliação do paciente, com o intuito de definir se existe a necessidade de continuar o tratamento. Tem-se pacientes fazendo trabalhos de RPG há anos por se sentirem bem com a aplicação da técnica. Outros estão fazendo trabalho de prevenção e alguns usam a RPG como uma atividade para o bem estar e qualidade de vida. 

Para quem sofre com a consequência que a má postura causa, eis uma excelente dica.

0 Comentários