Porque a Fisioterapia pode demorar a aparecer os resultados


Existem alguns motivos para o longo tratamento de fisioterapia. O fisioterapeuta não faz o trabalho de reabilitação sozinho.  Ele precisa da colaboração efetiva do paciente não só na realização de exercícios e execuções das recomendações mas também a observação do paciente no seu dia a dia. Trazer informações da forma como se movimenta, como é sua postura no dia a dia é fundamental para que haja as devidas correções.

Muitos tratamentos começam depois de anos de patologia. É muito dificil curar em 10 sessões o que uma vida inteira de má posturas, pequenas lesões que não foram bem tratadas, ou lesões antigas que não mereceram o devido tratamento. 

A regularidade de um tratamento de fisioterapia se faz necessário, principalmente se um profissional "monta" o tratamento em etapas. Eu, por exemplo, faço isso. Todos os tratamentos que eu planejo são divididos dependendo do paciente em duas ou três fases, todas elas com objetivo em definido. Posso até errar no tempo que eu levo para sair de uma fase e entrar na outra. Mas ter esses objetivos e fase em mente é o ponto de partida para um bom tratamento. Como vou evoluir o tratamento se não há regularidade na presença do paciente? Se só puder fazer fisioterapia duas vezes, avise ao profissional. Você demorará a ver mais os resultados em relação a alguém que faz 5 vezes na semana, mas saberá porque está tendo esses resultados. 

Evite as atividades que fizeram a lesão aparecer ou piorar. O mecanismo do trauma pode ser extremamente prejudicial a sua recuperação. 

Parece meio óbvio, mas paciente não deve "roubar" nos exercícios que é passado da fisioterapia. Se foram passados alongamentos em 3 séries de 30 segundos, deve haver um motivo. E o fisioterapeuta sabe qual é.

São algumas dicas que podem estar prejudicando os resultados do tratamento de fisioterapia. Se o seu caso não está aí em cima, procure o seu fisioterapeuta para conversar sobre os motivos pelos quais esses resultado está demorado.

0 Comentários