O RPG vai mudar a sua qualidade de vida!

Não há como negar que é cada vez maior o número de pacientes que procuram os consultórios de fisioterapia para cuidar de dores causadas pela postura ruim. Assim, o tratamento com fisioterapeuta torna-se fundamental para a melhora do quadro álgico. Uma postura inadequada pode mesmo acarretar em problemas sérios de saúde, e, além disso, o que mais vemos nos dias de hoje são as crianças que desde cedo já apresentam problemas crônicos de coluna.

Além do tratamento em cima dos sintomas que o paciente apresenta (como dores, falta de movimentação de membros) através de manobras manuais, exercícios específicos passivos e ativos, o fisioterapeuta atuará na reorganização do cotidiano para que as causas da postura ruim não continuem agindo.

Posições inadequadas ao dormir, no sofá, no trabalho com a utilização abusiva do computador e um ambiente de trabalho inadequado são apenas as principais causas de alterações posturais da atualidade. Tudo isso porque o corpo vai se adaptando ao ambiente.  Então, se o corpo se adapta ao ambiente  quando temos uma má postura levando a dores, podemos fazer o inverso: adaptar o corpo a bons estímulos e as boas condutas. É esse um dos princípios da Reeducação Postural Global.

A Reeducação Postural Global se faz necessária em todas as etapas do tratamento. Além de reorganizar estruturas corporais, tratará a consciência corporal que o paciente precisa para melhorar a sua postura para a vida. Com as suas posições e manobras miofasciais, a gente vai reorganizando a musculatura com bons estímulos.

Não é um trabalho fácil de se fazer. Exige seriedade do profissional, esforço e vontade e muita concentração do paciente tanto dentro quanto fora do consultório. Mas preciso dizer que quem aposta no RPG, não se arrepende. É uma reeducação para a vida!

Até a próxima!