Como a Fisioterapia Desportiva pode te ajudar?



O conceito de reabilitação esportiva é amplo e envolve termos similares, como fisioterapia esportiva, reabilitação desportiva ou fisioterapia desportiva.

O Tratamento fisioterapêutico nesta área esportiva é muito parecido com o tratamento ortopédico desenvolvido nas clínicas em geral, porém, algumas peculiaridades são fundamentais  e a principal delas é a necessidade do fisioterapeuta conhecer o esporte em questão, para, de acordo com as necessidades exigidas no ato esportivo, traçar um plano de tratamento adequado.

Porém, a fisioterapia esportiva é uma área da fisioterapia convencional, reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia, é indicada para todas as idades e visa a prevenção contra lesões ou o retorno, a curto prazo, da pessoa ao cotidiano de atividades físicas.



Com foco na recuperação de atletas e de praticantes de atividades físicas, a reabilitação esportiva trata e previne lesões provocadas pelo desgaste excessivo de articulações e do tecido muscular.

Sua principal função é a recuperação das lesões e retorno rápido e seguro à modalidade esportiva. Além disso, a reabilitação esportiva auxilia na prevenção de lesões, como luxações, entorses, fraturas, lesões em ligamentos, tendinites etc.

As técnicas da fisioterapia desportiva são fundamentais para reabilitar aspectos específicos dos atletas como força muscular, potência, flexibilidade, resistência, equilíbrio, desempenho cardiovascular, entre outros. Quanto mais séria a lesão, mais prolongada e necessária é a reabilitação.

Os recursos eletroterápicos, como TENS (Neuroestimulação Elétrica Transcutânea), FES (Estimulação Elétrica Funcional) e demais "correntes" são uma ferramenta importante nas fases inicias da dor e redução do processo inflamatório. A termoterapia, com o infra vermelho e  o ultrassom, ajuda na aceleração do metabolismo anti-inflamatório, contribuindo para a aceleração na cicatrização.

Já o Laser, tem sido largamente utilizado em lesões nos músculos, devido à sua grande atuação na regeneração dessas células. Esse aparelho tem sido foco de estudos recentes  que têm  evidenciado os inúmeros benefícios  da laserterapia. Além  dos aparelhos citados, a terapia manual, com alongamentos, manipulações, correções posturais e aplicações de bandagens são fundamentais para um plano de tratamento bem estruturado. Seja com a Osteopatia, o RPG, Pilates, Hidroterapia ou outra técnica, a atuação do fisioterapeuta permite uma análise do movimento e  consequentes adequações para a prática esportiva.

Procurar um fisioterapeuta especializado em esporte (se possível no esporte que você pratica) é essencial para uma boa recuperação. Aposte nisso!

Até a próxima!

0 Comentários