RPG e envelhecimento


Com a chegada da velhice um dos problemas enfrentados frequentemente são as alterações posturais. Estas provocam diminuição da flexibilidade, da força e da mobilidade.

 

Os movimentos são cada vez mais lentos, e por isso, a manutenção do equilíbrio corporal é mais difícil. Essas alterações corporais geram compensações e podem causar dores e desconfortos. Uma das técnicas de tratamento utilizadas para correção destas compensações e melhora da dor é a Reeducação Postural Global (RPG).

 

A RPG é um método de tratamento fisioterápico, que tem uma abordagem corretivo-preventiva. Tem como objetivo suprir as necessidades individuais, já que, cada organismo responde de forma diferente às alterações posturais sofridas nas atividades do dia-a-dia.

 

Durante o tratamento da RPG são desenvolvidos trabalhos de equilíbrio, consciência corporal, coordenação motora, respiração, propiocepção, relaxamento e orientações posturais. São utilizadas posturas que alongam as musculaturas retraídas e fortalecem os músculos fracos, associando sempre a um trabalho respiratório, respeitando os limites de cada paciente.

 

A RPG nos idosos promove a funcionalidade e melhora a qualidade de vida. Consiste em adaptar os idosos, respeitando sempre suas limitações ao processo natural do envelhecimento, de uma maneira preventiva e quando necessário assisti-los nas possíveis patologias que possam acometê-los.

 

A postura está diretamente relacionada à saúde e ao bem estar do corpo e sentir-se bem com o seu corpo é fundamental para uma velhice saudável.

0 Comentários