A osteoporose é causada pelo enfraquecimento dos ossos a longo prazo, de forma sistêmica, progressiva, silenciosa e não apresentar sintomas, muitos dos que tem osteoporose não sabem que convivem com ela e somente depois da primeira fratura, se feito os exames necessários, é que ela é diagnosticada.
O diagnóstico da osteoporose é feito através do exame de densitometria óssea, pois o mesmo mede a quantidade da massa óssea, a densitometria óssea dos grupos de exames de imagens ele e o mais indicado para diagnosticar a osteoporose, este tipo de exame deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos. Esse e o início para detectar o processo da perda da massa óssea que é comprovado pelo exame de densitometria óssea.
A prevenção da osteoporose pode se iniciar a partir da infância, principalmente com hábitos alimentares saudáveis e com a prática de atividade/exercício física. a prevenção da osteoporose por meio de exercícios físicos pode ser realizada desde as fases da infância até a velhice, pois a manutenção de hábitos de vida saudáveis como a prática de exercícios físicos tem grande parcela de contribuição para a diminuição de possíveis complicações provenientes da velhice.
O exercício físico vem sendo utilizado no tratamento e na prevenção da osteoporose, e para que seja empregado da melhor forma, é necessário que o profissional tenha um conhecimento apurado sobre o efeito desse tipo de atividade na composição óssea dos idosos, pois eles podem apresentar ossos frágeis, o que pode levar (dependendo do tipo de exercício) ao risco de fratura.
No âmbito da fisioterapia, os exercícios de força, amplitude, coordenação, resistência, agilidade e de musculação são os mais indicados para o tratamento, pois eles promovem o aumento da resistência física, a melhora dos movimentos, mantêm a força muscular, melhoram a mobilidade articular, diminuem a dor e aumentam a densidade óssea, além disso, aumentam a funcionalidade dos movimentos e ampliam a biomecânica do corpo.
Esses exercícios apresentaram benefícios múltiplos, como a diminuição da perda óssea, fortalecimento muscular, além da melhoria do equilíbrio, prevenindo assim futuras complicações causadas por queda.
É importante procurar um fisioterapeuta quando há indicação de osteoporose, seja em mulheres ou em homens.
0 Comentários