Fisioterapia na Postura e Dores na Coluna

Fisioterapia para coluna

A conhecida "dor nas costas" é uma das queixas de maior transcendência e frequência em nossa sociedade, ocorrendo normalmente a partir dos 20-30 anos quando a incidência das algias vertebrais é maior, sendo cada vez mais frequente também em crianças. E muitas vezes essa dor vem da má postura.

A má postura é uma falta de relacionamento das várias partes corporais, a qual induz um aumento de sobrecarga às estruturas de suporte, podendo resultar em dor.   Mas não se engane: a dor também pode causar má postura.

tanto a dor quanto a má postura são fenômenos complexos. A dor é uma experiência subjetiva e multifatorial, o que influencia sua percepção e manifestação, dificultando uma avaliação objetiva na prática clínica. Por outro lado, avaliar as alterações posturais através de estudos de imagens e correlacioná las com dores e disfunções musculoesqueléticas pode auxiliar na identificação de fatores etiológicos das doenças que afetam o aparelho locomotor

Os fisioterapeutas são responsáveis também pela prevenção de sintomas e progressão de alterações, limitações físicas e disfunções que podem ser o  resultado de doenças, lesões e condições variadas.

A identificação dos desvios posturais antes que disfunções se desenvolvam é uma proposta de prevenção necessária, que propicia um tratamento mais eficiente, diminuindo a gravidade das complicações. É necessário que a fisioterapia atue não apenas intervindo nas alterações já instaladas, como também orientando e instruindo, de forma a prevenir a sua ocorrên cia.

Procure uma fisioterapeuta que tenha uma visão direcionada para a prevenção, mesmo com a dor já instalada. Essa visão preventiva vai te fazer não só te livrar das dores mas como evitar que elas voltem pela mesma causa.