Seis dicas para começar o ano com saúde


Viva melhor em 2014! Para um ano saudável ir ao médico regularmente, comer bem e praticar atividades físicas é imprescindível.

1. Faça exames
As mulheres devem ser submetidas à mamografia anualmente depois dos 40 anos. Para os homens, a orientação é fazer o exame de toque retal e a dosagem de PSA (antígeno prostático específico) total no sangue a partir dos 50. É importante realizar o eletrocardiograma todo ano, em alguns casos complementado por teste ergométrico e ecodopplercardiograma, ao fim da primeira década de vida.

2. Tome vacinas
De acordo com o Ministério da Saúde, foram registradas no Brasil mais de 70 mil mortes relacionadas à gripe somente em 2008, incluindo complicações de pneumonia e bronquite.

3. Seja fisicamente ativo
Todos devem se preocupar em fazer atividades aeróbicas e fortalecer os músculos de forma regular. Os exercícios melhoram o sistema cardiovascular e proporcionam momentos de diversão. É recomendado realizar 30 minutos de atividades (caminhar, nadar, andar de bicicleta, jogar futebol, por exemplo) diariamente ou duas horas e meia por semana.

4. Coma mais frutas e vegetais
Adotar uma dieta saudável está associada a um risco menor de câncer, doenças do coração e diabetes. Os alimentos antioxidantes também beneficiam a saúde ocular, retardando doenças como catarata, degeneração macular e olho seco. O ideal é ingerir pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia.

5. Pare de fumar
O cigarro ainda é a maior causa de mortes no Brasil e que pode ser evitada. O hábito de fumar é um fator de risco que está diretamente relacionado a doenças como o enfisema pulmonar e câncer.

6. Controle a pressão arterial
Mais comum entre as mulheres, a hipertensão responde por metade de todas as mortes por derrame ou problemas cardíacos no Brasil. Para viver mais e melhor, é importante medir a pressão com regularidade, tomar os medicamentos prescritos pelo médico e modificar o estilo de vida – reduzindo a quantidade de sal na comida, parando de fumar e fazendo mais exercícios.

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